Imagem capa - COMO ENFRENTAR UMA UTI NEONATAL COM UM BEBÊ PREMATURO ? por Bia Fioretti
Foto e vínculoNewborn

COMO ENFRENTAR UMA UTI NEONATAL COM UM BEBÊ PREMATURO ?

Quando a gente está grávida criamos muitas expectativas com o parto e nascimento, de repente as coisas não saem como planejamos e o bebê precisa de cuidados especiais em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo, UTIN). Como enfrentar uma UTI NEONATAL? Estar com, o tão esperado bebê,  prematuro em uma UTI gera nos pais e familiares muitas emoções conflitantes como medo, impotência, vontade de sumir, muito stress, ansiedade, angústia.

O que fazer quando o bebê  está na UTI?

Primeiro, temos que pensar que antigamente não havia este recurso de UTI Neonatal e muitos bebês que precisavam de cuidados especiais não tinham condições de sobrevivência. A UTI Neo. é um centro de cuidados especializados em adaptação do bebê fora do útero. Os bebês na UTI Neo precisam crescer, ter autonomia para respiras, se alimentar e digerir.



Motivos para internação na UTI Neo

• Alguns problemas durante a gestação pode ser indicação de interrupção da gravidez como: pressão alta da mãe, bebê com limitação de crescimento, problemas com liquido amniótico ou placenta, entre outros. .

• Quando o  pulmão do bebê está imaturo - os alveolos do pulmão são como bexigas de aniversário que não conseguem encher de ar e fazer circular no corpo do bebê

• Partos muito difíceis

• Problemas de glicemia do bebê - os bebês tem proporcionalmente a massa cerebral maior que o tamanho do seu corpo e precisa e precisa se alimentar com mais frequência e este equilíbrio precisa ser ajustado. O leite materno é o alimento ideal porque ele varia de acordo com as necessidades do/da bebê, enquanto a fórmula é a mesma para todos.

• Os bebês com mais de 2,5 kg tem quatro vezes mais chances de se adaptar  no mundo exterior que bebês muito prematuros.


Coisas que o pais de um bebê prematuro/a ou de um/uma bebê em uma UTI Neo precisam saber?

Você é a voz do seu/sua bebê e conhece ele/ela mais do que ninguém e deve fazer parte dos seus cuidados. Fique atenta aos mínimos detalhes como: fraldas secas por muito tempo, sangue na fralda, vômitos , sonolência, dificuldade de respirar, temperatura oscilando, barriga inchada.  Você é a melhor pessoa para cuidar do seu bebê, imagine que a gestação continua fora da barriga. Registre a evolução dele, e procure dar o seu leite para ele/ela isto será valioso 


Quando é que o  bebê vai sair da UTI Neo?

O bebê prematuro terá alta da UTI Neo quando ele tiver mais de 2kg e passar pelo menos 48 horas sem auxilio para respirar e se alimentar




Como reduzir os riscos desnecessário de internação do bebê em UTI Neo.

Parto cesáreo agendado sem indicação clínica, marcado antes do bebê dar um sinal de trabalho de parto aumentam as chances do bebê precisar ficar na UTI Neonatal sem uma doença específica. Independente se você deseja uma cesárea ou parto normal saiba que só o bebê sabe quando é hora de nascer entre 39 a 42 semanas. Procure esperar uma prova de trabalho de parto: a bolsa se rompe, saída do tampão mucoso, contrações ritmada e contínua mesmo se você preferir uma cesárea.


Depoimento -  Ensaio newborn de um bebê recém saúdo da UTI  

“Quando a Bia Fioretti veio em casa para o ensaio de newborn, 14 dias depois do nascimento do Vinícius, eu ainda estava muito fragilizada. Por causa do parto prematuro, nosso filho precisou ficar alguns dias na UTI, o que nos deixou bastante apreensivos. Relatei para a Bia a angústia que havia sentido enquanto aguardava o Vinícius se reestabelecer para poder vir pra casa. 

Foi quando ela me lembrou que a UTI, na verdade, é um lugar de esperança e não de medo ou tristezaE que, afinal, tudo tinha dado certo. Meu filho estava em meus braços saudável, perfeito, lindo! Além das palavras acolhedoras, a Bia foi muito cuidadosa e delicada ao preparar cada detalhe do ensaio. Ficamos muito à vontade e tranquilos. O resultado foi maravilhoso: as fotos retratam bem aquele momento mágico em nossas vidas, com a chegada do Vinícius. 

Um ano depois, chamamos a Bia para fazer um novo ensaio da nossa família e registrar algumas cenas da amamentação. As fotos novamente ficaram lindas e até hoje, 4 anos depois, me trazem as melhores lembranças daqueles momentos únicos em nossas vidas, captados por uma fotógrafa talentosa, sensível, doce e especial.”



Dicas para um ensaio newborn, em casa, de um bebê que passou por uma UTI Neonatal

Além de todos os cuidados na ambiência, higiene, manipulação em ensaio de um bebê "newborn" que são recomendados é  fundamental que seja percebido todos os limites do bebê. É importante lembrar que uma criança tão pequena já passou por muitos desafios e superações.  O recém nascido já ficou longe da família, foi manuseado por muitas pessoas desconhecidas, por isso é  importante que se perceba o que agrada e não agrada. 

Além dos cuidados com o bebê, os pais também estão mais sensíveis e precisam se sentir seguros e apoiados pelo profissional de fotografia. Fotografar vai além de tirar boas fotos é importante conhecer a fisiologia do bebê e a psicologia perinatal