Imagem capa - DICAS COMO LIDAR COM IRMÃOS MAIS VELHOS NA CHEGADA DE UM NOVO BEBÊ por Bia Fioretti
Ensaio FamíliaNewborn

DICAS COMO LIDAR COM IRMÃOS MAIS VELHOS NA CHEGADA DE UM NOVO BEBÊ


É muito difícil perder o lugar de caçula da família

O segundo filho já vem com o manual de instrução, muitos dos cuidados do recém nascido você já conhece, mas você terá que lidar com outras surpresas. Dá para imaginar de um momento para o outro a/o caçula se transforma em irmã/irmão mais velha/o?  Ela/ele será cobrada/o em ter mais autonomia, responsabilidade e ser dona/dono de si. 


O primeiro contato entre irmãs fortalece a confiança e o vínculo familiar

Assim que aquele estranho e pequeno ser chegar a/o irmã/irmão terá que dividir tudo, a atenção, os pais e seu espaço de vida. Todo aquele tempo que você passou dizendo que sua/seu irmãzinha/o ia chegar não serão suficientes para aliviar a sobrecarga emocional em cima da/do mais velha/o. 

Uma coisa é certa toda a família terá que aprender a dividir.


Não estranhe se a/o filha/o mais velha/o ficar confusa/o, com ciúmes, apresente comportamentos regressivos (como voltar a falar como um bebê ou fazer xixi na cama), e não é raro que ela/ele tenha reações agressivas. Ela/ele precisa entender que há vantagens em ser criança e que ela poderá fazer várias coisas que a/o bebê não poderá fazer.


Muitas vezes o pai estará presente com as/os mais velhas/os deixando a mãe mais liberada para lidar com a/o recém nascido, Esta pode ser uma oportunidade de estreitar os vínculos e conhecer os hábitos, rotinas dos filhos e dar suporte emocional para os conflitos daqueles quem foram promovido a ficar em segundo plano. 

Será que não seria mais interessante os pais começarem a dividir estas tarefas antes da chegada do novo bebê?


O cuidado e o acolhimento vence todas as resistências

7 dicas para dar atenção a uma/um irmã/irmão mais velho

• Não isole a/o irmã/irmão mais velha/velho da/do mais nova/novo

• Mostre fotos de quando ela/ele era pequena/o

• Minha mãe chegava da maternidade com uma boneca pra mim e meu pai trazia o bebê, a cada irmão meu que nascia. Eu cuidava da boneca e minha mãe do bebê (não vejo problemas de dar bonecas para meninos) – 

• A irmã mais velha pode ser uma/um ajudante da mãe com a/o bebê

• Tenha um tempo só para você e sua filha/o mais velha/o, procure dar um colinho, fazer dormir, ajudar no banho e brinque um pouco

• Procure usar o recurso de celular e TV apenas em um momento de stress, estes recursos terceirizam a atenção da criança

• Procure ficar bem, se não estiver não force a barra, seja transparente com seus filhos e familiares, peça ajuda quando precisar



Minha experiência...

"A principio achei que submeter um bebe RN a uma sessão de fotos poderia ser desconfortável e cansativo para a criança . Mas a experiência me mostrou que ela pode ser muito prazeirosa e tranquila, desde que o profissional seja escolhido com muita responsabilidade.

O ponto chave, para a sessão de fotos ter sido tranquila e confortável para o bebe esta no fato da Bia Fioretti ser uma profissional da fotografia, ser uma educadora perinatal e estar totalmente habituada e conhecer o universo dos bebes.

Ela pôde propiciar um ambiente seguro, ate com temperatura e umidade controladas, o que não afetou o bem estar da criança, e respeitou o tempo, a fome, e as necessidades do bebe.

Muitas dicas enriquecedoras também me foram passadas durante a sessão de fotografias, e todo tempo dedicado as fotos valeram a pena! E muito! A lembrança que terei desta fase da minha filha Bianca foi sensacionalmente registrada! E para ela tudo passou sem que ela se incomodasse, ou irritasse, ou se cansasse."(Tatiana)



Quer ver mais fotos de vínculos emocionantes da Bia Fioretti ou fazer um orçamento? Entre em contato!