CURSOS E PALESTRAS

Educação menstrual através de Os Segredos de Alice

A adolescência é um período cercado de contradições e vulnerabilidades, com muitas transformações e pouca informação baseada na ciência. A maioria dos jovens descobre seu corpo por meio das experiências de relacionamento e busca informações com seus pares. Um dos grandes desafios para os pais e os professores é promover diálogos e trazer informações que favoreçam a autoestima, autoproteção e os ajudem a desenvolver o senso crítico para reduzir as tomadas de decisão por impulsividade. 


A puberdade, a menarca e os ciclos femininos são processos de intensas transformações sem um padrão etário definido, o que tem surpreendido as famílias cada vez mais cedo. Considera-se educação menstrual uma discussão que favoreça a promoção da saúde, assegure o direito à autonomia corporal e à autodeterminação, que desmistifique tabus e a desinformação. 


A inclusão da educação menstrual como proposta pedagógica é uma forma de reconhecer e acolher as transformações dos adolescentes sem precisar abordar temas sobre a sexualidade precocemente.

Representação gráfica da vulva do método Os Segredos de Alice

Os Segredos de Alice é um método de aprendizado sobre educação menstrual que aborda os ciclos femininos no aspecto positivo e da saúde, e também acolhe, naturaliza e  visibiliza as transformações da puberdade, com diversidade e inclusão. 


O objetivo do método é facilitar o diálogo intergeracional e transdisciplinar sobre saúde física, mental, emocional, autocuidado, autoconhecimento, fisiologia, anatomia, ciclos femininos, coleta de fluxo menstrual e meio ambiente por intermédio dos personagens do País das Maravilhas. 


Com uma linguagem lúdica e contemporânea, o método Os Segredos de Alice promove a tradução do conhecimento científico para fornecer insumos na promoção de sujeitos críticos e para a proficiência e o letramento no autocuidado.

Quer conhecer o livro
Os Segredos de Alice pelo ponto de vista de um leitor?

Veja o depoimento do Marcelo, um advogado do interior de São Paulo 

O método Os Segredos de Alice foi selecionado, apresentado  e está publicado nos anais da 2ª REBRAUS – Conferência Brasileira de Letramento em Saúde/2022 

A comissão científica selecionou o método Os Segredos de Alice para ser apresentado no 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva 2022 

"Os Segredos de Alice, da Bia Fioretti, é uma grande metáfora poética do corpo feminino.

"Quando eu estava na escola nunca tive a oportunidade de observar meu corpo de uma forma bela. Eu fiquei encantada com as possibilidades que se abriram para mim com o livro. Foi através deste trabalho que eu entendi que poderia aprender ao observar o meu corpo e entender os meus ciclos." 

Este livro é um convite ao amor próprio e autoconhecimento. 

LUANA

Você já teve acesso à educação menstrual?

Os Segredos de Alice promove palestras e cursos com conteúdos apropriados e customizados para o Ensino Fundamental I, II e o Ensino Médio; os docentes e os cuidadores; as mães, os pais e os familiares, e os profissionais de saúde. Cursos e formações para universitários associados a educação, pedagogia, enfermagem, psicologia e educação física; empresas e RH que desejam melhorar o desempenho feminino através dos ciclos.

Palestra e sessão de autógrafos em escola privada, Campinaas, que compro mais de 450 livros para todos os alunos do Ensino Médio

             Palestra para alunos de escola privada, na cidade de Campinas – SP.  A escola comprou mais de 450 livros e distribuiu para todos os alunos do Ensino Médio 

Cursos, palestras e rodas de conversa para
ADOLESCENTES em escolas públicas e privadas:

CURSO UM

Adolescentes/Ensino Fundamental II

São muitas mudanças na adolescência...

 Como habitar e gostar do meu próprio corpo?

Fisiologia, anatomia, transformações da puberdade, aspectos positivos do ciclo feminino, sem adultizar as pessoas. Informações com acolhimento, autocuidado, autoconfiança para enfrentar as

mudanças da puberdade.

Palestra para alunos de escola híbrida (pública e privada) na cidade de São Paulo. A escola comprou mais de 100 livros e distribuiu a alunos do Ensino Fundamental II. 

CURSO DOIS

Adolescentes do Ensino Médio/cursos profissionalizantes

Meus Ciclos, Minhas Regras®

Fisiologia autocuidado, autoconfiança,

bullying, escolhas informadas e ginecologia natural

Conteúdo sobre hormônios e ciclos de vida para o vestibular por meio de cores, emojis e infográficos científicos.

Palestras e workshops para
mães, pais e familiares

CURSO TRÊS

Mães, pais, avós, tias, tutores e agragados de crianças 

que vão menstruar ou que menstruaram cedo de mais.

Preparação dos pais para a MENARCA

Não sei quando minha filha vai menstruar, e agora?/ Ela menstruou cedo demais como devo agir?

 O inicio da puberdade pode parecer silencioso para quem não conhece os seus sinais. As transformações físicas e emocionais são iniciadas cerca de dois anos antes da menarca (primeira menstruação) 

Menstruar é um sinal de saúde e pode ser considerado um evento natural, familiar. Neste curso os pais vão se prevenir para perceber os sinais do início da puberdade e poderão identificar a proximidade da menstruação e ensinar a criança a estar preparada para a menarca e o início dos  ciclos femininos.

Se a criança menstruou cedo demais, verão que não é  necessário  "adultizá-la".

Priscila, mãe da Alice

"Seu curso foi um marco. Minhas palavras são extremamente sinceras. Como mãe me emociona ainda mais ter te encontrado antes de a minha Alice menstruar."

CURSO QUATRO

Mães, pais, avós, tias e cuidadores

Estreitando os vínculos com minha filha

Sua filha, "aborrecente", pode estar mais vulnerável do que ela imagina!

Aquela adolescente sozinha no quarto pode estar cheia de dúvidas! Para se esclarecer, ela pode encontrar caminhos que a tornem vulnerável: a pornografia, os assediadores...

Outra situação é ser pressionada por colegas a um relacionamento precoce, que pode gerar frustrações. Estudos comprovam que o autoconhecimento retarda a iniciação sexual.

Neste workshop, adultos vão conhecer os pilares do livro Os Segredos de Alice e poderão estreitar o vínculo e a confiança com os adolescentes.

Cursos, workshops e formação para
educadores e profissionais da saúde

CURSO CINCO

Programa para ser aplicado em crianças do Ensino Fundamental I

A integralidade do corpo -
para crianças

Auxílio para professores orientarem as crianças com naturalidade sobre os órgãos genitais, o desenvolvimento do corpo e como reduzir a vulnerabilidade a abusos na infância, e estarem mais conscientes para a puberdade, por meio de jogos, dinâmicas e ludicidades. 

Leitora do livro Os Segredos de Alice do Acre

Leitora do livro Os Segredos de Alice de Santa Catarina

CURSO SEIS

Programa para ser aplicado a adolescentes do 

Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Os Segredos de Alice para docentes

Os Segredos de Alice é um material transdisciplinar, que pode ser útil a docentes de várias disciplinas, como literatura, biologia, filosofia, sociologia, história... Eles podem trabalhar com o livro de forma transversal, com eixos temáticos:

• vulnerabilidade, tomada de decisão;

• conexão com a natureza, ecologia e meio ambiente;

• proteção contra bullying, assédio, abuso, limites nas relações;

• identificação, inclusão, diversidade, gênero;

• fisiologia, transformação da puberdade, virgindade;

• órgãos sexuais primários e secundários;

• saúde baseada em evidência científica;

• hormônios, ovulação e menstruação.

Marcelo Rito-

diretor da Faculdade de Pedagogia – São Paulo.

"Tive a oportunidade de trazer a Bia, para palestrar para os alunos da Etec Pirituba. Foi um momento tão esclarecedor para as alunas e alunos. Sua linguagem, a forma de abordagem foi muito profissional e ao mesmo tempo, clara e generosa. As escolas precisam trazer essa temática para seus alunos e a Bia é uma pessoa que irá contribuir muito."


Eliane Leite Alcântara Malteze -

CEO e fundadora da Uzoma Diversidade

CURSO SETE

Para a formação de orientadores, docentes e profissionais na atenção à saúde

Aspectos biopsicossociais
da adolescência

Neste curso, aspectos teóricos e práticos da saúde dialogam com a educação para auxiliar a abordagem em:

• Autoconhecimento, identidade, papel da família e da comunidade, rótulos, preconceito, estereótipo, discriminação;

• Fortalecimento de vínculos comunitários e familiares, políticas públicas;

• Diversidade: gênero, raça etnia, intergeracionalidade, religião, pessoa com deficiência;

• Emoção;

• Fisiologia comportamental da puberdade e da adolescência;

• Menarca: aspectos biopsicossociais, culturais e a pobreza menstrual;

• Espermaquia;

• Sexarca;

• Vulnerabilidades e dados sobre ISTs e gestação não planejada.

“Meu encontro com Bia Fioretti aconteceu através do curso baseado em seu livro “Os Segredos de Alice”. Participei junto com a minha equipe de agentes comunitários de saúde e enfermeiros, nossos profissionais promotores de saúde pública. Bia nos entregou muito mais do que a leitura do seu livro. Acolheu nossas histórias e vivências como meninas, adolescentes e mulheres. Pudemos reviver as mudanças no corpo, a menarca, a preparação para o início da vida sexual. Pudemos, juntas, acolher a falta de diálogo, falta de informações, e mergulharmos com coragem e lastro da Bia e suas fantásticas palavras tão bem escritas em seu livro.

Os “Segredos de Alice” é um marco em saúde da mulher e reprodução humana. É um marco em saúde do adolescente. É um “patuá” de boa sorte a quem menstrua e vier a lê-lo antes que a menarca chegue. É um salva-vidas a quem lê-lo enquanto o borbulhar dos hormônios da adolescência estiver ativo. É um afago a mulheres que o encontram com mais idade, assim como eu, além da minha experiência como mulher, mãe, mãe de pré-adolescente, gestora de saúde pública, responsável pela promoção e cuidado de saúde para meninas e mulheres.

Recomendo não apenas o livro. Recomendo o curso.

Recomendo a grande Bia Fioretti.”


Priscila Kelly Mandú Morais

Diretora de Regulação de Atenção Basica, Média e Alta Complexidade em Saúde

CURSO OITO

Para gestores, orientadores e docentes de escolas públicas e privadas

Bases da Educação Integral em Sexualidade (EIS)

Bases do programa da UNESCO que é aplicado em todos os países da América Latina. As EIS são um processo curricular educativo e contínuo que promove a responsabilidade e o exercício saudável da sexualidade como um direito humano, com respeito à diversidade e à equidade de gêneros. A aprendizagem inclui aspectos cognitivos, emocionais, físicos e sociais da sexualidade. Entre os princípios das EIS estão: saúde, bem-estar e dignidade; relações sociais e sexuais respeitosas; avaliação quanto ao impacto das escolhas no seu próprio bem-estar e no de outros; entender e garantir a proteção de seus direitos ao longo da vida.


CURSO NOVE

Outros cursos

SUA TPM DIZ MUITO SOBRE VOCÊ!

Neste curso, a participante é convidada a perceber e associar os seus sintomas às fases do ciclo da ovulação e da menstruação como um processo integral entre saúde fisiológica, mental e emocional. Ao final, ela terá domínio da relação externa e interna, alimentação, sono e problemas enfrentados no dia a dia, ressignificando seus processos de vida. 


Sobre Bia Fioretti

Bia Fioretti, é palestrante TEDx, PHD em Ciências em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Medicina Interna e Terapêutica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pós gradação em Educação Integral em Sexualidade pela Faculdade de Ciências Sociais (FLACSO Argentina) e formação em Educação Menstrual.


Durante vinte anos atuou no mercado de trabalho como publicitária criando projetos para do terceiro setor. Ela. é designer, ilustradora, fotógrafa e documentarista, também trabalhou para FIOCRUZ e Ministério da Saúde, colaborando com a Secretaria de Saúde da Mulher na criação e elaboração da Caderneta da Gestante do SUS (12 milhões de unidades impressas)


Bia acredita no poder de todas as fases dos ciclos, desde a menarca até a menopausa. Seu propósito é favorecer a proficiência em literacia em saúde promovendo a tradução do conhecimento científico, educação menstrual e ginecologia natural de forma didática e lúdica, para que as pessoas  possam fazer suas escolhas com base na informação e reduzir vulnerabilidades na saúde física e emocional.

* Os Segredos de Alice é uma produção do GEMAS, grupo de pesquisa da Faculdade de Saúde Pública USP/SP, registrado no CNPQ - para acessar a página do registro do CNPQ cliqe ao lado