VOCÊ SABE O QUE É 

EDUCAÇÃO MENSTRUAL?


EDUCAÇÃO MENSTRUAL desmistifica os ciclos feminino com informações sobre a saúde, higiene, meio ambiente, autoconhecimento e favorece acesso, a todas as pessoas, à dignidade na coleta do seu fluxo. 


Conheça o livro "Os Segredos de Alice", uma método inovador de Educação Menstrual e Ginecologia Natural através dos personagens do país das maravilhas.

Uma didática original com conteúdos científicos de uma forma divertida, e fácil de entender.

PORQUE ALICE?

Educação Menstrual

    Alice não é princesa, ela não precisa de um relacionamento emocional pra a história ter um final feliz., é a jornada de toda pesssoa curiosa, corajosa, independete e com opinião própria.


    A história da Alice no país das Maravilhas já foi muito contada e recontada mas desta vez ela é totalmente inusitada! 


Imagine que cada personagem é uma parte do corpo feminino, que te levarão para o mundo das maravilhas da fisiologia feminina e para o conhecimento da ginecologia natural. 


   A história te convida a despertar uma Alice dentro de você. Em cada página a Alice aparece representando uma pessoa diferente da outra e nunca aparece o rosto dela, sabe porque? todo mundo pode ser Alice. 


Para o livro Os Segredos de Alice somos todes Alice!


Gostou? Quer adquirir "Os Segredos de ALice" autografado?



Qual a diferença entre Educação Menstrual e Educação Sexual?

Ginecologia Natural

A menstruação é processo natural que demonstra saúde do corpo.

O ciclo feminino é fisiológico, mensal, involuntário enquanto que a sexualidade é uma escolha.

A Educação Menstrual é muito pouco falada e ensinada nas escolas ou mesmo, dentro de casa. Normalmente nós aprendemos umas com as outras. A menstruação é cercada de tabus, é velada, escondida e dificilmente ensinada com profundidade.

Nós crescemos odiando a TPM, para muitas de nós a menstruação é limitante na rotina. Se as pessoas conhecessem as potencias dos seus hormônios poderiam aproveitar cada fase para benefício próprio.

A Educação Menstrual também é muito mais do conhecer os próprios órgãos, é autocuidado, higiene, decisão sobre os métodos de colher o sangue, conhecer os próprios fluídos, mucos etc.

Na Educação Sexual são trazidas informações associadas a ao desenvolvimento da sexualidade, questões de gênero e relacionamento. O ideal é que seja oferecida de forma natural e positiva.

Muitas vezes, nas escolas, a Educação Sexual está associada a métodos contraceptivos, prevenção de ISTs (infecção sexualmente transmitidas) HIV.




 "Os Segredos de Alice, da Bia Fioretti, é uma grande metafora poética do corpo feminino. Quando eu estava na escola nunca tive a oportunidade de observar meu corpo de uma forma bela. Eu fiquei encantada com as possibilidades que se abriram para mim, com o livro. Foi atráves deste trabalho que eu entendi que poderia aprender ao observar meu corpo e entender os meus ciclos. Este livro é um convite ao amor próprioe autoconhecimento.

(LUANA) 

QUER SABER MAIS SOBRE O LIVRO "OS SEGREDOS DE ALICE, 

no país das maravilhas, uma viagem através do corpo feminino, hormônios, menstruação e autoconhecimento"?


clica nos posts

Educação Menstrual  // 1/07/2021

O QUE A HISTÓRIA DA ALICE E OS  CICLOS FEMININOS, TEM EM COMUM?

Porque a Alice nunca tinha visto um coelho branco olhando para o relógio antes? Esta pergunta foi a inspiração e o ponto inicial para Bia Fioretti revelar os segredos e mistérios das transformações da Alice. 

Se isto despertou a sua curiosidade, clique em "ler completo", abaixo e saiba mais...

Ler completo →

Educação Menstrual // 02/07/2021

INCLUSÃO É UM DOS SEGREDOS DE ALICE?

Alice é uma menina super destemida, curiosa, fala, briga e reclama consigo mesma. Ela enfrenta uma caverna escura, personagens que falam coisas estranha, são contraditórios e também misteriosos. Não espere encontrar a imagem daquela Alice dos desenhos animados, você vai se surpreender com muitas Alices. Quer saber mais... 

Ler completo →

Educação Menstrual // 08/07/2021

VULVA NÃO É VAGINA! COMO EXPLICAR DE FORMA SIMPLES? 

Os orgão sexuais femininos genericamente são chamados de Vagina, enquanto que a vagina fica na parte interna do corpo feminino. 

Tabus, apelidos, nomes pejorativos, os orgãos femininos são infantilizados e não são ensinados de uma forma amigável. Conhecimento é um direito e precisa ser facilitado, quer saber mais?

Ler completo →

Categoria // Educação Menstrual e Ginecologia NAtural

MENSTRUAÇÃO É UM SINAL DE SAÚDE DO CORPO 

O Fluxo menstrual libera a energia do trabalho que o corpo teve no mês e que estava aprisionada. Ele é livre de toxinas e de odores, é cheio de células-tronco. Menstruação não é doença é sinal de saúde do endométrio, dos ovários e do colo do útero! Eu vou te explicar tudinho

Ler completo →

Categoria // Data do Post

PILARES DO LIVRO "OS SEGREDOS DDE ALICE"

O livro "OS SEGREDOS DE ALICE" é mais do que ensinar os cilos femininos. O livro traz dentro da história vários conceitos para auxiliar o reconhecimento pessoal, diversidade racial, redução de risco de violência, bulling, meio ambiente. Vou te contar um pouco mais

Ler completo →

Ver mais artigos →

Bia Fioretti

Bia Fioretti, é PHD em Ciências em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Medicina Interna e Terapêutica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente estuda Educação Sexual Integral na Faculdade de Ciências Sociais (FLACSO/Argentina) e formação no curso de Educação Menstrual pelo Mundo.


Durante vinte anos atuou no mercado de trabalho como publicitária, designer, ilustradora, fotógrafa e documentarista, também trabalhou no Ministério da Saúde, colaborando com a Secretaria de Saúude da Mulher. O livro Os segredos de Alice foi inspirado na menarca tardia da sua filha, Lívia. Há 15 anos se dedica a fazer palestras e workshops sobre os ciclos femininos com a metáfora da Alice.


Bia acredita no poder de todas as fases dos ciclos, desde a menarca até a menopausa. Seu propósito é trazer informação científica, edicação menstrual e ginecologia natural de forma didática e lúdica para que todas as pessoas possam fazer suas escolhas com base no conhecimento.

Quer saber mais da jornada da Bia Fioretti, clique no vídeo abaixo