Comunicação em Saúde - Design

Rede de Humanização do Parto e Nascimento, Finatec UNB, Brasilia

Comunicação em saúde e a meta síntese do parto humanizado

No meu  trabalho de criação em saúde o CONCEITO é tão importante como a ESTÉTICA, é aí que a Bia. Fioretti se diferencia de um trabalho pré programado de inteligência e aplicativos pré programados. Criação não é dominar uma ferramenta de fazer  lay-outs.  Criação é comunicar,  traduzir e sintetizar.

Para desenvolver a identidade da V Conferência Internacional de Humanização do Parto e Nascimento (V CIHPN), realizada em Brasília em fevereiro de 2024,  eu estudei  todas as frentes de atuação da ONG Rede de Humanização do Parto e Nascimento, ReHuNa e me desafiei a encontrar o seu diferencial de atuação.

Ao sistematizar as frentes de atuação para humanização do parto e nascimento eu cheguei em síntese de quatro. pilares: Ciência, educação e práticas da saúde; Justiça social; Equidade e Mobilização Social. Todos estes. pilares representam forças que interagem e convergem entre si.  Para resumir ainda mais, desenvolvi um gráfico de meta síntese. 

 Nesta representação de meta síntese a Humanização do parto e nascimento é uma convergência destes pilares. Quando há algum retrocesso em alguma política pública ou em práticas de saúde sem comprovação por evidência científica, ou ocorrem manifestações de racismo, capacitismos,  viés de gênero que enfraqueçam algum destes pilares os demais juntam suas forças para que os retrocessos não sejam implantados..

Quer saber mais? Veja o vídeo abaixo, que eu explico direitinho.