Comunicação em Saúde - Design

Ministério da Saúde - Brasília

CADERNETA DA GESTANTE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE - OS CUIDADOS DO SUS TODOS OS DIAS COM GESTANTE!

FOR ENGLISH - Maternity Booklet - CLICK HERE

Normalmente a mulher vai na consulta de pré-natal no SUS um vez mês, mas as dúvidas podem acontecer a qualquer hora, não é? A Caderneta da Gestante do Ministério da Saúde é uma forma do SUS esclarecer as dúvidas mais comuns da gravidez a qualquer hora. Na contra-capa da Caderneta da Gestante estão todas as leis que apoiam os direito da gestante. Logo no início a mulher encontra informações relacionadas a gestação, com a mãe e o bebê, alimentação, tabus da gestação, dicas, sintomas e todas as explicações de cada exame e vacinas que a mulher precisa fazer durante o pré-natal. 

No centro da Caderneta estão as informações sobre a gravidez direcionado ao profissional de saúde. Veja bem é a primeira vez que a gestante traz com ela o próprio prontuário médico. Isso quer dizer que se você precisar ser atendida em outra UBS ou em outro hospital os profissionais de saúde conhecerão seu histórico do pré-natal. 

Na segunda parte são informações para se preparar para o parto normal, o que levar para a maternidade, como identificar o trabalho de parto, O parto normal é uma experiência que fortalece a mulher e o bebê; no trabalho de parto estão as recomendações do parto humanizado com as boas práticas e os métodos não farmacológicos de alívio da dor. O "parto cesaria", cesárea ou cesariana salvam vidas quando é indicado, mas quando não é indicado a mulher e o bebê correm mais riscos. Os cuidados pra uma nova vida, puerpério, amamentação, sempre na perspectiva da mulher, já que a Caderneta da Criança traz as informações sobre a criança. Tem uma lista de telefones pra se a mulher sofrer qualquer tipo de violência, doméstica ou obstétrica, 

A última página tem os sinais de alerta e as semanas de gestação (calculadora gestacional), na contra-capa tem o cartão de consultas, um espaço para dúvida e o pré-natal do parceiro. Isso é uma coisa muito bacana já que o homem não acompanha muito a própria saúde, desta forma ele também faz vários exames, mede a pressão etc.

A Caderneta da Gestante também é:

 • interativa, já que tem muitos espaços para a mulheres e seu/sua companheiro/companheira escreverem seus sentimento,

• integrativa porque integra informação em saúde, cartão da gestante e a ficha perinatal,

informativapois traz muitas informações sobre a gravidez

Já foram publicadas quatro edições com mais de 8.000.000 (oito milhões) de Caderneta da Gestante distribuídas para as mulheres do SUS que foi adotada pela maioria das municípios brasileiros.

Este trabalho me trouxe  muita emoção,  porque é o Ministério da Saúde falando das boas práticas do parto, trazendo informação para as gestantes acompanharem a gravidez, parto e puerpério para elas tomarem decisão sobre seus corpos.

Além da Caderneta da Gestante foi desenvolvido o Manual do Profissional de Saúde, um cartaz de posição de parto e quatro cartazes para os postos de Saúde.

Este material é disponibilizado  gratuitamente, nos termos da Licença Creative Commons, (tem alguns oportunistas vendendo na internet), ela pode ser compartilhada, e você pode fazer cópias dela desde que citada a fonte do Ministério da Saúde / elaboração e ilustração de Bia Fioretti. Aqui está o link da Caderneta da Gestante de 2016. 

Eu encontrei um vídeo de uma Aline Maria, sobre a Caderneta da Gestante. Ela teve a gravidez acompanhada pelo SUS, é um video super espontâneo, que vale a pela ver, adorei Aline, esta é a grande recompensa de quem criou este material com o maior carinho. 

Em 2013, eu Bia Fioretti, fui convidada a integrar a equipe do Ministério da Saúde -  Secretaria de Atenção à Saúde - Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação-Geral da Saúde das Mulheres  para desenvolver a CADERNETA DA GESTANTE, o manual do pré-natal do SUS de apoio à gravidez. Foram 3 anos de desenvolvimento e pactuando com as necessidades de oito áreas do Ministério da Saúde*. Este manual esta direcionado para a mulher grávida, seu companheiro ou companheira e o profissional de saúde (médico ou enfermeira).  O grande desafio, além de definir o conteúdo, foi distribuir a informação de forma que ficasse fácil de ser acessada para cada uma destas pessoas. No centro da CADERNETA DA GESTANTE esta a ficha perinatal, que são todas as informações clinicas da gravidez, de cada uma das consultas do pré-natal, desta forma a mulher gravida  pode ser  atendida por qualquer profissional de saúde que vai poder avaliar o risco desta gestante. Normalmente as mulheres que tem convênio médico ou médico particular não tem estas informações sobre a gravidez nem tão pouco o prontuário médico.

*DAPES/SAS/MS – Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Coordenação-Geral de Saúde dos Adolescentes e Jovens; DAET/SAS/MS – Área Técnica de Saúde do Homem; DAB/SAS/MS – Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição, Coordenação-Geral de Gestão de Atenção Básica; DST-AIDS/SVS/MS – Coordenação-Geral de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde; DVDT/SVS/MS – Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações – CGPNI; Coordenação-Geral do Programa Nacional de Controle da Malária; Coordenação-Geral de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde; DAHU/SAS/MS – Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados. 

Para baixar o PDF da CADERNETA CLIQUE AQUI 


 

Tags

Caderneta da gestante cartão da gestante SUS Pré natal no SUS Parto no SUS cesaria no SUS cesarea no SUS cuidado na gravidez gestação como cuidados n cuidado no pós parto violencia obstet violencia obstetrica violencia contra mulher direito da gestante direito do acompanhante consulta de pré-natal