Comunicação em Saúde - Design

São Paulo

A presença do acompanhante durante o parto e nascimento é uma questão de segurança para a. mulher e a instituição de saúde.

Qual o papel do acompanhante no pré-parto, parto e pós parto? 

O projeto HAMABE, Hospital Amigo da Mulher e do Bebê, desenvolvido pelo grupo de pesquisa GEMAS, Gênero e Saúde Materna da Faculdade de Saúde Pública da USP, com apoio da FAPESP. O grupo de pesquisa participou de forma imersiva em duas maternidades no estado e São Paulo. O projeto buscou levantar indicadores sobre segurança materno infantil.

O legado do projeto Hamabe incluiu o desenvolvimento de vários materiais de comunicação para suprir necessidades que foram identificadas na pesquisa, entre elas um filme de animação sobre o papel do acompanhante no parto.

Ser acompanhante é uma super proteção para mulher: • oferece apoio contínuo; • estudos comprovam que o nascimento é mais tranquilo; • mais do que qualquer profissional experiente conhece a mulher e pode perceber antes de qualquer pessoa ou equipamento se há algum problema  antes da equipe. médica detectar, porque o/a acompanhante conhece a mulher. mais do. que ninguém e pode perceber as diferenças nos primeiros sinais.

Tags

COMUNICAÇÃO EM SAÚDE - DESIGN FILME DE ANIMAÇÃO